Doutorando em Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (curso do 3º ciclo, integrado no âmbito das Ciências da Comunicação) é autor do livro Jornal O NEGRO e o Movimento Negro da I República.
O economista e doutorando em Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), lançou recentemente o livro Jornal O NEGRO e o Movimento Negro da I República. Publicado pela Nimba Edições, a obra insere-se, segundo Jorge Fonseca de Almeida, “nesse esforço de trazer a História da comunidade Negra para a luz do dia e de acabar com mitos perniciosos que alimentam toda uma ideologia racista e de extrema-direita”.
Recorde-se que o jornal foi originalmente publicado a 9 de março de 1911, dirigido por estudantes universitários negros em Portugal que lutavam contra o racismo e a reivindicação de direitos para os territórios colonizados. Uma realidade pouco conhecida entre nós, mas que académicos como Cristina Roldão, José Pereira e Pedro Varela têm vido a investigar nos últimos anos e aos quais Jorge Fonseca de Almeida se junta.
A sessão de lançamento teve lugar no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, tendo sido apresentada pela socióloga Ângela Coutinho, doutorada em História da África Negra pela Universidade da Sorbonne.