• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • caboverde2Carmen Zita Monereo oradora em Cabo Verde28 Novembro, 2023
    • WhatsApp Image 2023-11-24 at 18.10.36Alunos da Autónoma visitam Grupo BertrandCírculo28 Novembro, 2023
    • Free_Book_Mockup_2“Turismo Digital” é o novo livro da coleção Livros NIP-C@M17 Outubro, 2023
    • 3 Books_MockupJaime Lourenço publica “Jornalismo de Cinema em Portugal”17 Outubro, 2023
  • Reportagens
    • Banca de Carlos CarmoMercado do Livramento: o dia a dia num dos melhores mercados de peixe do mundo23 Novembro, 2023
    • Comer fruta, sim, mas com regras e moderação10 Novembro, 2023
    • mi-pham-xtd3zYWxEs4-unsplashEducação sem fronteiras: O papel das escolas na integração de alunos estrangeiros27 Outubro, 2023
    • IMG_5323-cópiaSíndrome de Rett: a raridade que pode estar estar próxima de qualquer um de nós18 Outubro, 2023
  • Entrevistas
      • tatanka3Tatanka: “Quero provar que os portugueses também conseguem ter sucesso lá fora a fazer música anglo-saxónica”25 Novembro, 2023
      • Elisa 3Elisa: “Temos de estar no sítio certo à hora certa, mas também temos que fazer por isso”8 Novembro, 2023
      • 12006440_10206117695396055_2571458758845948764_oJoão Cunha: “O que me enchia o olho era poder contar uma história sem a ajuda de imagens”16 Novembro, 2023
      • IMG-20231031-WA0015João Kopke: “Às vezes aparecia com uma prancha no Conservatório de Música”1 Novembro, 2023
  • Opinião
      • Opinião
        • 60A8E3F8-0A30-428B-8878-CCAD497FE53DA Criada: A magia de Freida McfaddenMariana Rebocho
        • WhatsApp-Image-2021-07-05-at-16.25.04-1020×600Eu, mulher. Eu, mulher, tenho vozCarolina Mendes
        • Elliot-PageO nome dele é Elliot. Um guia sobre pessoas transgénero para os jornais portuguesesBeatriz Rosa
        • fotoAlice no País das TecnologiasAntónio Jorge
      • Crónicas
        • bandeiras-de-israel-e-da-palestina-nas-paredes-cópiaIsrael e Palestina: A Humanidade paga o preço da discórdiaCheila Lafayette
        • IMG_4298“Amo-te”Lourenço Catarino
        • thumbnail_IMG_3796“Ah…”Lourenço Catarino
      • Críticas
        • cabanaTUaLER: “A Cabana”. Deus é uma mulher?Magda Coelho
        • banqueiroTUaLER: “O Banqueiro Anarquista”, um conto de raciocínio!Magda Coelho
        • ruapassarosTUaLER: “A Ilha na Rua dos Pássaros”, ou como fugir aos nazisMagda Coelho
  • Dossiers
    • IMG_1503Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Sem TítuloConferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • DSC_0056-1024×683Projetos TVUALMedia
    • pro-photography-equipment_1426-1771Fotogalerias da Autónoma
  • Cábulas
    • team-of-students-completing-task_23-2147666610Erasmus+16 Outubro, 2018
    • literaciaO que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • codigodeontologico_20180320O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • computador_20160222Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • 1542110Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Imagem1Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
    • laptop-g65699b9ad_1920Viver com perturbação obsessivo-compulsiva: o caso português9 Fevereiro, 2022
    • imageGrão a grão, em prol da sustentabilidade4 Abril, 2021
  • Rubricas
    • Imagem1César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Imagem1Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Imagem1Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Imagem1Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Palavra Certa
          • Bola ao centro
          • Academycamente
          • Lá na zona
          • Malucos na Uni
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Girls Like Sports 2
          • Amargo & Doce
          • Poddemos Descomplicar
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Frente & Verso
          • Pessoas e Pessoas
          • Confiança
          • RitUAL
          • Falando Claramente
          • Trepadeira
          • Conferências
          • Lusofonia
          • No Ar
          • Psicologia Para Todos
          • Laboratório
          • Poesia
          • PontoCom
          • Vinil
          • Histórias Com Sons
      • Notícias
        • ba 2023 dez notíciaUma rádio por uma causa
        • vinil q ROLLING STONES – Let ir bleedVinil: Rolling Stones – Gimmie Shelter
        • ra horizontal mais do ano 2022bAs mais rodadas em 2022
      • Podcasts Antigos
          • Educadores
          • Reflexões da Ana
          • Triângulo com quatro lados
          • Duas à Sexta
          • 2000 Watts
          • Sundown
          • As quatro da vida airada
          • Cão com pulgas
          • Conversas de café
          • eTalks
          • Pensar nas expressões
          • Dance
          • Top 10
          • Êxitos de Sempre
          • ´Tàs à vontade
          • Trendy News
          • Ready. Gap. Go!
          • Thursday´s Vibez
          • Jazz and Blues
          • Rapresentação
          • Escolhe Tu
          • Incrível
          • Entre Linhas
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Crónicas & Murais
          • Cá vai disco
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mental   |   30 Nov 2023

  • Uma rádio por uma causa   |   30 Nov 2023

  • Carmen Zita Monereo oradora em Cabo Verde   |   28 Nov 2023

  • Alunos da Autónoma visitam Grupo BertrandCírculo   |   28 Nov 2023

  • Tatanka: “Quero provar que os portugueses também conseguem ter sucesso lá fora a fazer música anglo-saxónica”   |   25 Nov 2023

  • Mercado do Livramento: o dia a dia num dos melhores mercados de peixe do mundo   |   23 Nov 2023

 
-Início»Rubricas»Histórias com H: Roberto Clemente
Fotografia | Getty lmages

Histórias com H: Roberto Clemente

Pedro Andrade 13 Jun 2019 Rubricas

Histórias com H é uma rubrica onde relatamos as mais belas histórias do desporto mundial. O episódio desta semana fala sobre uma das maiores lendas do Basebol – Roberto Clemente.

Um herói que ultrapassa os feitos terrestres, imortaliza-se em lenda. Esta é a definição de um dos maiores desportistas de todos os tempos, e a de um homem que empregou o seu estatuto de estrela, naquilo que acreditava ser o melhor – ajudar o próximo.
Fê-lo durante a sua carreira, tentando de alguma forma igualar as oportunidades entre as classes mais desfavorecidas ou minorias (como as dos porto-riquenhos, donde provinham as suas raízes) e aqueles que tinham, desde a sua nascença, privilégios ligados directamente ao seu contexto.
Se falarmos das suas qualidades como desportista, estaremos então a falar de um “sportsman” de elite, e que mereceu um lugar no “Hall of Fame”, como um dos melhores jogadores de Basebol de sempre.

Nascido em 1934, no Porto Rico, cedo se esperavam grandes coisas de Clemente. Era tido, em linguagem desportiva, como um jogador completo que atirava e corria como mais ninguém. Pouco tempo depois de começar a brilhar pelos Santurce Crabbers (equipa da liga de Basebol de Porto-Rico), os americanos The Dodgers viram a oportunidade de resgatar um talento em bruto. Segundo o olheiro que o referenciou junto da equipa norte-americana, “ninguém atirava nem corria como Roberto Clemente, era um talento raro”.

Depois da temporada de 1954, Roberto muda de ares, transferindo-se, por um valor de 4.000 dólares, para os Pirates. Foi lá que Clemente construiu a sua carreira, afirmando-se como um dos melhores de sempre. Ganhou inúmeros títulos, pessoais e colectivos, e estabeleceu-se como uma lenda do Desporto, para sempre. De todos os prémios, saltam à vista os seguintes: 15 vezes All-Star; 2 World Series Champion; NL MVP; 12x Gold Glove, e 4 NL Batting Champion. Em forma de homenagem, o seu número, o 21, foi retirado do clube, permanecendo eternamente como uma lembrança respeitosa de uma lenda do clube. No final da sua carreira, juntou-se ao lote invejável dos 3000. Isto é, dos poucos jogadores a conseguirem ter 3000 rebatidas durante a sua inteira carreira. Um feito notável, aliando-se a tantos outros enquanto jogava e espalhava a sua magia.

Durante toda a sua carreira, e aproveitando o estatuto que o seu trabalho e esforço lhe concederam, trabalhou em obras de caridade, contribuindo imensamente para construir um mundo melhor, onde as oportunidades seriam dadas em igual modo. A sua filantropia existia sem segundas intenções. Para alguns, a sua ajuda vinha em forma de dinheiro, para outros em forma do seu conhecimento em quiropraxia – especialização ganha aquando do seu grave problema nas costas, derivado do acidente de carro de que foi vítima; e para inúmeros outros, especialmente crianças, em forma de aulas grátis de Basebol. A sua vontade em ser um modelo para os mais novos era inesgotável. Sonhava em criar um centro de desporto para jovens porto-riquenhos, na sua cidade natal, Carolina. Tal investimento idealizaria um Porto-Rico mais saudável, ecléctico e desportivo, mas também mais seguro e feliz. Apesar de nunca se ter vindo a concretizar, este sonho da cidade do desporto, outras ocuparam o seu lugar, encorajando crianças provenientes de famílias mais pobres a praticar o desporto e a aproveitar as mesmas oportunidades de qualquer outra criança nos Estados Unidos. Esse foi o seu maior feito. Mesmo após a sua morte, e depois de tantos anos, o seu legado ficou e possibilitou a todas as crianças sonhar com uma oportunidade na elite do Desporto.

Morreu a fazer aquilo que fazia de melhor, ajudar. No dia 31 de Dezembro de 1972, no rescaldo de um terremoto absolutamente destruidor que assolou a Nicarágua, Roberto Clemente embarcou num avião para prestar ajuda humanitária às populações que sofreram com o desastre. Pensa-se que o avião estaria demasiado pesado, consequência da quantidade de mantimentos que traria, e que a falha no motor que levou à queda do avião era consequência dramática disso mesmo. O corpo de Clemente nunca foi encontrado.

Em 1973, foi indiciado para o Hall of Fame, onde permanece como uma das figuras mor do desporto americano. Um jornalista americano, Jimmy Cannon, uma vez escreveu: “O basebol sobrevive porque pessoas como o Clemente ainda o jogam”. Mesmo não jogando, a influência de Clemente não pode ser partilhada por palavras. Ela sobrevive como lenda, dentro de todos os cantos do desporto americano ou porto-riquenho.
Foi muito mais, do que um simples jogador.

Eu quero ser lembrado como um jogador de Basebol que deu tudo o que podia dar.” – Roberto Clemente

    
2019-06-13
Diogo Carapinha
Artigo anterior :

Cristina Roldão: ”A escola está feita para uma criança de classe média, branca e urbana”

Artigo seguinte :

Clube da minha terra: Atlético Clube de Porto Salvo

Artigos relacionados

Raio-X ao Futebol: Sporting ‘bateu’ em casa o Paços de Ferreira e regressa ao quarto lugar

Raio-X ao Futebol: Sporting ‘bateu’ em casa o Paços de Ferreira e regressa ao quarto lugar

Jaime Silva 15 Jun 2020
Histórias com H: Dinamarca de 92

Histórias com H: Dinamarca de 92

Pedro Andrade 25 Out 2018
Boarding Gate: Núria Silva

Boarding Gate: Núria Silva

Diogo Carapinha 19 Fev 2019

Veja também

A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mental

A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mental

1994. Surge um livro com um título peculiar nas livrarias. Com uma mensagem para contar, fez e fará parte da juventude de muitos portugueses. Joana

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mental

    A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mental

    Mariana Rebocho 30 Nov 2023
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mental

    A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mental

    Mariana Rebocho 30 Nov 2023
  • Uma rádio por uma causa

    Uma rádio por uma causa

    João de Sousa 30 Nov 2023
  • Carmen Zita Monereo oradora em Cabo Verde

    Carmen Zita Monereo oradora em Cabo Verde

    28 Nov 2023
  • Alunos da Autónoma visitam Grupo BertrandCírculo

    Alunos da Autónoma visitam Grupo BertrandCírculo

    UALMedia 28 Nov 2023
  • Tatanka: “Quero provar que os portugueses também conseguem ter sucesso lá fora a fazer música anglo-saxónica”

    Tatanka: “Quero provar que os portugueses também conseguem ter sucesso lá fora a fazer música anglo-saxónica”

    Adriana Paulo 25 Nov 2023
  • Rádio Autónoma podcast no ar vinil animação joão de sousa Universidade Entrevista ualmedia atelier poesia pontocom aula disco prática natal cinema futebol Jornalismo cristina patrício companhia nacional psicologia êxitos 2000 watts
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas noticias

A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mental
Tatanka: “Quero provar que os portugueses também conseguem ter sucesso lá fora a fazer música anglo-saxónica”
Carmen Zita Monereo oradora em Cabo Verde
Alunos da Autónoma visitam Grupo BertrandCírculo
Mercado do Livramento: o dia a dia num dos melhores mercados de peixe do mundo
A Criada: A magia de Freida Mcfadden
Comer fruta, sim, mas com regras e moderação
Elisa: “Temos de estar no sítio certo à hora certa, mas também temos que fazer por isso”
João Cunha: “O que me enchia o olho era poder contar uma história sem a ajuda de imagens”
Israel e Palestina: A Humanidade paga o preço da discórdia
João Kopke: “Às vezes aparecia com uma prancha no Conservatório de Música”
Educação sem fronteiras: O papel das escolas na integração de alunos estrangeiros
Síndrome de Rett: a raridade que pode estar estar próxima de qualquer um de nós
Vicente Valentim: “Investir na Educação torna-se a melhor forma de garantir a qualidade da democracia”
José Diogo Quintela: “O humor nasce da deformação da realidade”
“Turismo Digital” é o novo livro da coleção Livros NIP-C@M
Jaime Lourenço publica “Jornalismo de Cinema em Portugal”
Sem-abrigo: “Às vezes, as pessoas só precisam de não se sentirem invisíveis”
Daniel Rodrigues: “As pessoas falam-me todas do World Press, mas sou o primeiro a dizer que foi sorte”
Bastidores da Emissão de TV
André Horta: “A renovação foi uma prova de amor pelo clube e do meu compromisso com o clube”
Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão
Coronel Raúl Folques: “A guerra é a coisa mais horrível e mais desnecessária que há”
Docentes do DCC marcam presença na Feira do Livro de Lisboa 2023

Últimos Podcasts

  • No Ar: 2023-11-30 18h
  • No Ar: 2023-11-30 16h
  • No Ar: 2023-11-30 11h
  • No Ar: 2023-11-30 18h
  • Vinil: INXS – Need you tonight
© Copyright 2022, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem