Fátima Lopes Cardoso, docente do Departamento de Ciências da Comunicação (DCC), integra o painel do debate “Pode uma boa imagem salvar-nos?”, que questiona o papel do fotojornalismo no Mundo de hoje. Este evento marca a inauguração da exposição “PÚBLICO, 30 anos de fotografia”, que estará aberta ao público até 21 de setembro, na Casa da Calçada, em Viseu.
Fátima Lopes Cardoso é a autora do prefácio do livro “30 anos de Fotografia do PÚBLICO”, obra que serviu de inspiração para a realização da maior exposição de fotojornalismo do País. Nas palavras da investigadora e professora na Universidade Autónoma de Lisboa, “esta exposição faz justiça e exalta o verdadeiro lugar que a fotografia ocupa no jornalismo, ao mesmo tempo que junta e materializa, em imagens, a mudança do olhar fotográfico que ocorreu em Portugal, graças ao PÚBLICO, à entrada de uma nova década: 5 de março de 1990”.
A exposição, que apresenta uma seleção das mais significativas fotografias captadas nas últimas três décadas pela equipa de fotojornalistas do jornal PÚBLICO, um dos meios de comunicação social mais marcantes no Portugal pós-25 de Abril, terá lugar na recém restaurada Casa da Calçada, uma das mais importantes casas senhoriais de Viseu, classificada como imóvel de interesse público.
De acordo com Fátima Lopes Cardoso, esta exposição “lembra-nos que a ditadura da palavra, que perdurou por séculos nos jornais e que, ainda hoje, é soberana em alguns títulos internacionais prestigiados como o Le Monde ou a The New Yorker, entre outros meios, só tem a ganhar quando partilha o espaço informativo com a imagem”.
No que diz respeito à editoria de fotografia do PÚBLICO, afirma que esta “conseguiu alterar a forma como os jornalistas-redatores e os órgãos decisores dos meios de comunicação percecionavam a importância que a fotografia de imprensa detinha, nas próprias rotinas de produção noticiosa”.
O debate conta também com a participação de Manuel Roberto, editor de fotografia do PÚBLICO, Alfredo Cunha, um dos primeiros editores de fotografia do jornal, e Nuno André Ferreira, fotojornalista e ‘Embaixador de Viseu para a Fotografia’. A moderação é de David Pontes, subdiretor do PÚBLICO.
Recorde-se que Fátima Lopes Cardoso é doutorada em Ciências da Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa. Na sua tese, “A Fotografia Documental na Imprensa Nacional: o Real e o Verosímil”, tentou perceber o papel da fotografia de imprensa e a sua natureza, nas últimas três décadas, em Portugal.
Assista ao debate “Pode uma boa imagem salvar-nos?”