A docente do Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) Fátima Lopes Cardoso assina dois capítulos no livro “Para uma História do Jornalismo em Portugal II”, recentemente editado pelo ICNova.
À semelhança do primeiro volume, este livro resulta da 2ª Conferência Internacional sobre História do Jornalismo.
Na secção “História do Jornalismo Iconográfico em Portugal”, Fátima Lopes Cardoso assina o capítulo ‘Fotografia digital: mudanças no modo de ver e nas rotinas de produção dos fotojornalistas portugueses, no início de um novo milénio”, onde se debruça sobre as transformações que se viveram neste período, quer pela forma como o fotógrafo passou a olhar e a posicionar-se perante o acontecimento como também pelas alterações nas rotinas de produção.
Na mesma secção, a docente assina também, em coautoria com Jorge Pedro Sousa e Helena Lima, o artigo ‘O fotojornalismo durante o Sidonismo: estudo dos critérios de noticiabilidade da Ilustração Portuguesa (1917-1918)’. Neste capítulo, os autores procuram perceber como é que o discurso fotográfico da publicação Ilustração Portuguesa refletiu o regime de Sidónio Pais.
Fátima Lopes Cardoso é docente nas unidades curriculares Cibercultura e Comunicação Visual, da licenciatura em Ciências da Comunicação. Integra o NIP-C@M, o núcleo de investigação do DCC, e o ICNova (Instituto de Comunicação da Nova).