O mais recente número da Revista de Comunicação e Linguagens, com o tema “Mulheres nas descolonizações: modos de ver e saber” foi editado por Maria do Carmo Piçarra, docente do Departamento de Ciências da Comunicação (DCC), da Autónoma e conta com um artigo da autoria de Carla Fernandes, doutoranda em Ciências da Comunicação.
O recém-lançado exemplar da publicação do ICNOVA procura olhar para o papel das mulheres nos processos de descolonização, como é que encararam os momentos de libertação e como é que os seus pontos de vista foram integrados ou não na imaginação do colonialismo. Estas e outras questões estão presentes nesta edição temática co-editada por Maria do Carmo Piçarra.
Carla Fernandes, que atualmente frequenta o Doutoramento Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, integra o leque de autores deste número temático da Revista de Comunicação e Linguagens com o artigo “Pode o/a subalternizado/a recordar? – uma análise das recordações de Fernanda do Vale”.
O artigo foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Representações Sociais e Contexto Colonial e Neo-Colonial, do programa doutoral, e propõe uma reflexão sobre memória, arquivos e representações de mulheres negras, em Portugal, tendo como referência a obra “A Preta Fernanda: recordações d’uma colonial”.