Fátima Lopes Cardoso e Jaime Lourenço, docentes do Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) da Universidade Autónoma de Lisboa, integram o leque de autores que assina artigos no recém publicado “Para uma História do Jornalismo em Portugal”, editado pelo Instituto de Comunicação da Universidade Nova.
Este livro resulta da Conferência Internacional sobre História do Jornalismo, que se realizou em Outubro de 2019, e na qual os dois docentes participaram.
“Do pós 25 de Abril à era digital: 45 anos de fotojornalismo português” é o título do capítulo de Fátima Lopes Cardoso, que traça as várias fases que o fotojornalismo atravessou nas últimas décadas em Portugal.
Por sua vez, Jaime Lourenço assina o artigo “Imprensa portuguesa sobre cinema: uma retrospectiva”, onde percorre cerca de um século de publicações dedicadas à cobertura jornalística de cinema.
Fátima Lopes Cardoso é docente nas unidades curriculares ‘Cibercultura’ e ‘Atelier de Imprensa e Jornalismo Online’, da licenciatura em Ciências da Comunicação. Integra o NIP-C@M, o núcleo de investigação do DCC e o ICNova (Instituto de Comunicação da Nova).
Jaime Lourenço é docente de ‘Atelier de Televisão’, também na licenciatura em Ciências da Comunicação, e editor executivo do UALMedia. Além de integrar o NIP-C@M, é investigador no CIES-IUL (Centro de Investigação e Estudos em Sociologia).