• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma15 Julho, 2025
    • “O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M7 Julho, 2025
    • Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA7 Julho, 2025
    • Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital7 Julho, 2025
  • Reportagens
    • Cidade FM: descontraída, mas profissional9 Julho, 2025
    • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop18 Junho, 2025
    • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar11 Junho, 2025
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
  • Entrevistas
      • Carmo Lico: “Aceito que não gostem, mas não aceito que digam que não sei fazer”31 Julho, 2025
      • André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”29 Julho, 2025
      • Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”23 Julho, 2025
      • Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”18 Julho, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Carmo Lico: “Aceito que não gostem, mas não aceito que digam que não sei fazer”   |   31 Jul 2025

  • André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”   |   29 Jul 2025

  • Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”   |   23 Jul 2025

  • Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”   |   18 Jul 2025

  • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma   |   15 Jul 2025

  • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!   |   15 Jul 2025

 
-Início»Rubricas»CineUAL: Mad Max: Estrada da Fúria (2015)

CineUAL: Mad Max: Estrada da Fúria (2015)

José Moreira 05 Abr 2019 Rubricas, Rubricas, Críticas, Criticas

Vencedor de 238 prémios, segundo dados do Imdb, “Mad Max: Estrada da Fúria” é um australiano filme de ação, realizado e co-escrito por George Miller, Brendan McCarthy e Nick Lathouris.

Num futuro pós-apocalíptico, a humanidade sucumbe às leis da sobrevivência lutando por recursos valiosos como água e gasolina. Immortan Joe (Hugh Keays-Byrne), um implacável tirano com o seu exército de rapazes de guerra, mantém sob controlo sobreviventes do apocalipse numa fortaleza chamada Cidadela. Quando uma das suas mais fiéis guerreiras, Imperatriz Furiosa (Charlize Theron), o trai ao escapar com cinco das suas parideiras em busca de um futuro melhor isto desencadeia uma longa perseguição na tentativa de recuperá-las. Com a aliança de Max (Tom Hardy), um ex-polícia atormentado pelo passado, e à condução da armada “Máquina de Guerra”, este bando atravessará o deserto na tentativa de chegar ao tão desejado “Lugar Verde”, mas tal viagem será atribulada, pois Immortan e os seu bando de aliados não a facilitarão.

Apesar de ter uma história simples, “Mad Max: Estrada da Fúria” é uma grande experiência a assistir, muito por conta daquilo que é o conceito do filme. Longas perseguições, grandes sequências coreográficas de ação… é uma narrativa essencialmente visual e com poucos diálogos. É um filme que foge ao processo habitual de produção cinematográfica e faz uso de storyboards para contar a história. E é por isso que, nos aspectos técnicos, o filme se destaca, desde a maravilhosa fotografia à combinação sonora que é muito bem trabalhada e dá pulsação às eletrizantes sequências de ação. Outro aspecto fundamental no filme é a criação das enormes máquinas, os potentíssimos V8 e a caracterização visual das personagens que ilustram aquilo em que o mundo se tornou. É um grande trabalho técnico que não passou despercebido na altura das premiações.

Já no elenco, floresce aquilo que à partida seria a personagem secundária: Furiosa. Charlize Theron conseguiu que a sua personagem fosse uma autêntica “badass”… à semelhança de outras grandes personagens femininas do Cinema, como Sarah Connor e Beatrix Kiddo. Um traço comum nestas personagens é que, apesar de serem fortes e corajosas, não são invencíveis e como verdadeiros humanos também têm emoções. E Charlize conseguiu mostrar muito bem esta dualidade na sua personagem.

Tom Hardy quase relegado para segundo plano, embora não surpreenda também não desilude na sua personagem Max. Hugh Keays-Byrne, no incrível Immortan Joe, consegue encarnar bem a vilania da sua personagem. Talvez a personagem mais interessante seja Nux (Nicholas Hoult), que ao início demonstrava grande adoração ao culto de Immortan, mas que em determinado momento se alia a Furiosa e a Max. Engraçado desde o início por esta sua patética adoração, cria-se depois uma certa empatia por esta personagem, que se mostra confusa e num estado terminal. Gosta-se da personagem nos dois momentos e isso é bem escrito.

“Mad Max: Estrada da Fúria” é, assim, uma agradável experiência cinematográfica… uma experiência que se assemelha à sensação de se estar a ver algo grandioso como foi o caso de “2001: Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick. George Miller criou uma autêntica obra eletrizante do início ao fim, e que se pode considerar uma quebra no conceito de ‘filme de ação’. Há o género ‘ação’ e, por cima disso, “Mad Max: Estrada da Fúria”. Em suma, estamos perante um filme que se tornará um verdadeiro clássico.

Veja o trailer do filme ‘Mad Max: Estrada da Fúria’

2   
2019-04-05
Ana Cabeças
Artigo anterior :

Clube da minha terra: Escola de Ténis de Seia

Artigo seguinte :

Duarte Pacheco em aula aberta na Autónoma

Artigos relacionados

Overthinking: o 8º pecado mortal

Overthinking: o 8º pecado mortal

Tatiana Martins 29 Nov 2024
Rosa Parks: O dia em que ela ousou e arriscou

Rosa Parks: O dia em que ela ousou e arriscou

Solange Salvaterra Pinto 12 Nov 2019
Clube da minha terra: Escola de Ténis de Seia

Clube da minha terra: Escola de Ténis de Seia

André Santos 04 Abr 2019

Veja também

Carmo Lico: “Aceito que não gostem, mas não aceito que digam que não sei fazer”

Carmo Lico: “Aceito que não gostem, mas não aceito que digam que não sei fazer”

Entrou na Universidade Autónoma e licenciou-se em Ciências da Comunicação. O que a levou a escolher a área da comunicação? Porquê Comunicação? Não sei. No

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Carmo Lico: “Aceito que não gostem, mas não aceito que digam que não sei fazer”

    Carmo Lico: “Aceito que não gostem, mas não aceito que digam que não sei fazer”

    Joana Teixeira 31 Jul 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Carmo Lico: “Aceito que não gostem, mas não aceito que digam que não sei fazer”

    Carmo Lico: “Aceito que não gostem, mas não aceito que digam que não sei fazer”

    Joana Teixeira 31 Jul 2025
  • André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”

    André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”

    Rodrigo Pronto 29 Jul 2025
  • Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”

    Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”

    Matilde da Silva 23 Jul 2025
  • Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”

    Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”

    Inês Mendes 18 Jul 2025
  • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma

    Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma

    UALMedia 15 Jul 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol academy cristina patrício joao santareno de sousa academycamente natal Leonor Noronha Lídia Belourico
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Carmo Lico: “Aceito que não gostem, mas não aceito que digam que não sei fazer”
André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”
Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”
Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”
Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”
Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma
Cidade FM: descontraída, mas profissional
Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”
“O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M
Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA
Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital
António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”
Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL
Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet
Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”
BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop
Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”
Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar
Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas
“Precisamos sempre de ter pensamento crítico e não há máquina que nos substitua”
Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho
Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”
Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 
Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”

Últimos Podcasts

  • PontoCom: Capicua – “A proposta do disco é limparmos as lentes com que olhamos o mundo”
  • Achas é bonito ser feio? #Ep. 91
  • Dois à Deriva: Apagão, Feira Festa e IAVE Summerfest
  • PontoCom: Hot Air Balloon – “A música que nasce da cumplicidade e da vontade de experimentar”
  • Achas é bonito ser feio? #Ep. 90
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem