• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma15 Julho, 2025
    • “O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M7 Julho, 2025
    • Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA7 Julho, 2025
    • Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital7 Julho, 2025
  • Reportagens
    • Cidade FM: descontraída, mas profissional9 Julho, 2025
    • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop18 Junho, 2025
    • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar11 Junho, 2025
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
  • Entrevistas
      • Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”23 Julho, 2025
      • Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”18 Julho, 2025
      • Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”14 Julho, 2025
      • Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”4 Julho, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”   |   23 Jul 2025

  • Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”   |   18 Jul 2025

  • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma   |   15 Jul 2025

  • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!   |   15 Jul 2025

  • Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”   |   14 Jul 2025

  • Cidade FM: descontraída, mas profissional   |   09 Jul 2025

 
-Início»Rubricas»CineUAL: Este País Não é para Velhos (2007)
© Atlanta Film Festival

CineUAL: Este País Não é para Velhos (2007)

José Moreira 20 Dez 2018 Rubricas, Rubricas, Críticas, Criticas

Realizado e escrito pelos irmãos Joel e Ethan Coen, ‘Este País Não é para Velhos’ é um envolvente thriller baseado no romance homónimo, de Cormac McCarthy. Com cerca de 161 prémios conquistados, segundo dados do Imdb, esta adaptação cinematográfica arrebatou quatro dos principais prémios da Academia entre os quais o Óscar de Melhor Filme em 2008.

Acompanhamos ao longo do filme uma perseguição triangular entre personagens. Llewelyn Moss (Josh Brolin), um texano soldador, mete-se numa encruzilhada ao deparar-se com uma transação de droga que resulta num massacre entre mexicanos e americanos. Curioso, explora o território com a finalidade de encontrar o último “hombre”. Ao encontrar o mesmo já morto, ‘esbarra’ com uma pasta que contém dois milhões de dólares e, ao invés de a deixar, leva-a consigo, sabendo os perigos que essa decisão lhe trará.

Anton Chigurh (Javier Bardem), um assassino psicopata com uma peculiar maneira de assassinar, é contratado com o intuito de recuperar a pasta e está no seu encalçe.  Acompanhando a caótica situação e no trilho dos dois, está o velho xerife Ed Tom Bell (Tommy Lee Jones), que tenta por todas as vias chegar primeiro a Moss, antes dos seus perseguidores, a fim de o proteger.

Esta obra dos irmãos Coen não só apresenta bom argumento, mas também uma muito boa realização (que, inclusive, lhes valeram os Óscares de Melhor Argumento Adaptado e Melhor Realização, respetivamente). A belíssima direção de fotografia do experiente hollywodiano Roger Deakins é também um dos pontos forte do filme, com bons movimentos de câmara, enquadramentos e tonalidade.

Com um sólido elenco, o que sobressai é Javier Bardem, que protagonizou um dos maiores vilões do cinema, atuação esta que lhe valeu o Óscar de Melhor Ator Secundário. Sinistra a sua personagem Chigurh, Bardem impactava, com a sua presença, toda a vez que aparecia no ecrã com um peculiar penteado, tom de voz e modus operandi de assassínio, originando momentos muito tensos ao longo do filme. Destaca-se a cena da bomba de gasolina, onde uma simples conversa que o proprietário quis começar resulta numa das cenas mais icónicas do cinema. Sente-se a tensão na cena, Chigurh não gosta da intrusão do proprietário na sua vida, o proprietário percebe o desagrado do mesmo e nós, espectadores, sentimos o tenso momento que daí se desenrola. Não há, por enquanto, o uso de som adicional, o silêncio por si só já é agonizante junto com a sinistra e desconfortável conversa. Trespassa-se a tensão, no pacote comprimido que começa a descomprimir, a ansiedade acumula-se tanto no espectador como no inofensivo proprietário que apenas queria fazer conversa. Chigurh, na sua maneira peculiar de ser “justo”, submete-o a um dilema, na qual a sua vida está dependente do jogo da moeda ao ar. Há agora o uso de som adicional, mas de uma maneira tão subtil que quase não se nota… suspense!! Para, depois, terminar de forma impactante. A cena, de um ponto de vista cinematográfico, é magnífica: todos os elementos se conjugam desde o mérito das atuações dos atores à forma como foi filmado. A inteligência deste truque é repetida várias vezes ao longo do filme.

Também Josh Brolin e Tommy Lee Jones figuram bem. O primeiro protagonizando o típico malandro que devido a sua ganância se vê envolvido num desencadear de acontecimentos e o segundo no papel de um inconformado xerife, que não mais entende o mundo, por quão caótico este se tornou e que, por isso, começa a repensar a reforma. Este mundo já não é compreensivo para gente velha.

‘Este País Não é para Velhos’ termina de forma ambígua, mas isso não o faz perder o seu brilho. Aliás, esta mesma ambiguidade encaixa-se no tom do filme e permite ao espectador fazer uma reflexão da sua respetiva/perspetiva moral. Em suma, é uma grande obra, que deve ser assistida e (re)assistida para, de certa forma, se perceber a sua tamanha preciosidade.

Veja o trailer do filme ‘Este País Não é para Velhos’

2   
2018-12-20
Ana Cabeças
Artigo anterior :

Os matreiros a ladrar e a banca a miar

Artigo seguinte :

Histórias com H: Betty Robinson

Artigos relacionados

Clube da minha terra: Associação Desportiva de Oeiras

Clube da minha terra: Associação Desportiva de Oeiras

Maurício José 11 Nov 2019
Rosa Parks: O dia em que ela ousou e arriscou

Rosa Parks: O dia em que ela ousou e arriscou

Solange Salvaterra Pinto 12 Nov 2019
Raio-X ao Futebol: Encarnados voltam a perder e Bruno Lage apresenta demissão

Raio-X ao Futebol: Encarnados voltam a perder e Bruno Lage apresenta demissão

Jaime Silva 01 Jul 2020

Veja também

Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”

Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”

Começou na rádio em 2004, na Cidade FM, e desde então tem construído uma carreira sólida neste meio. Cidade FM, Rádio Comercial, M80… são muitas

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”

    Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”

    Matilde da Silva 23 Jul 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”

    Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”

    Matilde da Silva 23 Jul 2025
  • Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”

    Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”

    Inês Mendes 18 Jul 2025
  • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma

    Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma

    UALMedia 15 Jul 2025
  • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!

    Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!

    15 Jul 2025
  • Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”

    Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”

    Marina Schmidt 14 Jul 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol academy cristina patrício joao santareno de sousa academycamente natal Leonor Noronha Lídia Belourico
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”
Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”
Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”
Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma
Cidade FM: descontraída, mas profissional
Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”
“O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M
Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA
Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital
António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”
Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL
Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet
Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”
BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop
Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”
Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar
Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas
“Precisamos sempre de ter pensamento crítico e não há máquina que nos substitua”
Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho
Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”
Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 
Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”
Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”
Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo

Últimos Podcasts

  • Achas é bonito ser feio? #Ep. 91
  • Dois à Deriva: Apagão, Feira Festa e IAVE Summerfest
  • PontoCom: Hot Air Balloon – “A música que nasce da cumplicidade e da vontade de experimentar”
  • Achas é bonito ser feio? #Ep. 90
  • Academycamente: Que impacto tem a formação superior na gestão desportiva?
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem