• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 23 Maio, 2025
    • Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”19 Maio, 2025
    • Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo15 Maio, 2025
    • Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa7 Maio, 2025
  • Reportagens
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
    • Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português4 Abril, 2025
    • As Passarinhas: mais do que uma adega, uma marca cultural18 Março, 2025
    • A arte como meio de crescimento pessoal: “O teatro obriga-nos a ser mais empáticos”7 Março, 2025
  • Entrevistas
      • Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”11 Maio, 2025
      • André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”2 Maio, 2025
      • Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”28 Abril, 2025
      • Sandra Felgueiras: “Para mim, o jornalismo de investigação é a pedra mais preciosa de todo o jornalismo”9 Abril, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
        • Locutores por uma causa
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Voluntários para animar uma causa   |   23 Mai 2025

  • Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional    |   23 Mai 2025

  • Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”   |   20 Mai 2025

  • Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”   |   19 Mai 2025

  • Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo   |   15 Mai 2025

  • Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”   |   11 Mai 2025

 
-Início»Rubricas»CineUAL: Este País Não é para Velhos (2007)
© Atlanta Film Festival

CineUAL: Este País Não é para Velhos (2007)

José Moreira 20 Dez 2018 Rubricas, Rubricas, Críticas, Criticas

Realizado e escrito pelos irmãos Joel e Ethan Coen, ‘Este País Não é para Velhos’ é um envolvente thriller baseado no romance homónimo, de Cormac McCarthy. Com cerca de 161 prémios conquistados, segundo dados do Imdb, esta adaptação cinematográfica arrebatou quatro dos principais prémios da Academia entre os quais o Óscar de Melhor Filme em 2008.

Acompanhamos ao longo do filme uma perseguição triangular entre personagens. Llewelyn Moss (Josh Brolin), um texano soldador, mete-se numa encruzilhada ao deparar-se com uma transação de droga que resulta num massacre entre mexicanos e americanos. Curioso, explora o território com a finalidade de encontrar o último “hombre”. Ao encontrar o mesmo já morto, ‘esbarra’ com uma pasta que contém dois milhões de dólares e, ao invés de a deixar, leva-a consigo, sabendo os perigos que essa decisão lhe trará.

Anton Chigurh (Javier Bardem), um assassino psicopata com uma peculiar maneira de assassinar, é contratado com o intuito de recuperar a pasta e está no seu encalçe.  Acompanhando a caótica situação e no trilho dos dois, está o velho xerife Ed Tom Bell (Tommy Lee Jones), que tenta por todas as vias chegar primeiro a Moss, antes dos seus perseguidores, a fim de o proteger.

Esta obra dos irmãos Coen não só apresenta bom argumento, mas também uma muito boa realização (que, inclusive, lhes valeram os Óscares de Melhor Argumento Adaptado e Melhor Realização, respetivamente). A belíssima direção de fotografia do experiente hollywodiano Roger Deakins é também um dos pontos forte do filme, com bons movimentos de câmara, enquadramentos e tonalidade.

Com um sólido elenco, o que sobressai é Javier Bardem, que protagonizou um dos maiores vilões do cinema, atuação esta que lhe valeu o Óscar de Melhor Ator Secundário. Sinistra a sua personagem Chigurh, Bardem impactava, com a sua presença, toda a vez que aparecia no ecrã com um peculiar penteado, tom de voz e modus operandi de assassínio, originando momentos muito tensos ao longo do filme. Destaca-se a cena da bomba de gasolina, onde uma simples conversa que o proprietário quis começar resulta numa das cenas mais icónicas do cinema. Sente-se a tensão na cena, Chigurh não gosta da intrusão do proprietário na sua vida, o proprietário percebe o desagrado do mesmo e nós, espectadores, sentimos o tenso momento que daí se desenrola. Não há, por enquanto, o uso de som adicional, o silêncio por si só já é agonizante junto com a sinistra e desconfortável conversa. Trespassa-se a tensão, no pacote comprimido que começa a descomprimir, a ansiedade acumula-se tanto no espectador como no inofensivo proprietário que apenas queria fazer conversa. Chigurh, na sua maneira peculiar de ser “justo”, submete-o a um dilema, na qual a sua vida está dependente do jogo da moeda ao ar. Há agora o uso de som adicional, mas de uma maneira tão subtil que quase não se nota… suspense!! Para, depois, terminar de forma impactante. A cena, de um ponto de vista cinematográfico, é magnífica: todos os elementos se conjugam desde o mérito das atuações dos atores à forma como foi filmado. A inteligência deste truque é repetida várias vezes ao longo do filme.

Também Josh Brolin e Tommy Lee Jones figuram bem. O primeiro protagonizando o típico malandro que devido a sua ganância se vê envolvido num desencadear de acontecimentos e o segundo no papel de um inconformado xerife, que não mais entende o mundo, por quão caótico este se tornou e que, por isso, começa a repensar a reforma. Este mundo já não é compreensivo para gente velha.

‘Este País Não é para Velhos’ termina de forma ambígua, mas isso não o faz perder o seu brilho. Aliás, esta mesma ambiguidade encaixa-se no tom do filme e permite ao espectador fazer uma reflexão da sua respetiva/perspetiva moral. Em suma, é uma grande obra, que deve ser assistida e (re)assistida para, de certa forma, se perceber a sua tamanha preciosidade.

Veja o trailer do filme ‘Este País Não é para Velhos’

2   
2018-12-20
Ana Cabeças
Artigo anterior :

Os matreiros a ladrar e a banca a miar

Artigo seguinte :

Histórias com H: Betty Robinson

Artigos relacionados

Raio-X ao Futebol: Benfica volta a empatar e a crise no clube agrava-se

Raio-X ao Futebol: Benfica volta a empatar e a crise no clube agrava-se

Jaime Silva 15 Jun 2020
Clube da minha terra: Atlético Clube de Porto Salvo

Clube da minha terra: Atlético Clube de Porto Salvo

Maurício José 13 Jun 2019
Boarding Gate: João Freitas Pinto

Boarding Gate: João Freitas Pinto

Diogo Carapinha 26 Abr 2019

Veja também

Voluntários para animar uma causa

Voluntários para animar uma causa

A partir de um estúdio montado no armazém de Lisboa do Banco Alimentar, grupos de professores, alunos e ex-alunos da Universidade Autónoma e outros voluntários

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Voluntários para animar uma causa

    Voluntários para animar uma causa

    23 Mai 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Voluntários para animar uma causa

    Voluntários para animar uma causa

    23 Mai 2025
  • Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 

    Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 

    UALMedia 23 Mai 2025
  • Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”

    Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”

    Mariana Filipa Ferreira 20 Mai 2025
  • Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”

    Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”

    UALMedia 19 Mai 2025
  • Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo

    Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo

    UALMedia 15 Mai 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol cristina patrício academy natal academycamente Jornalismo joao santareno de sousa cinema
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”
Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”
André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”
Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”
Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 
Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”
Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo
Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa
Autónoma assina protocolo com o canal público
A brincar, a brincar, se mantém a tradição
Sandra Felgueiras: “Para mim, o jornalismo de investigação é a pedra mais preciosa de todo o jornalismo”
Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português
José Alberto Carvalho: “O jornalismo é a única força que pode travar o desvario coletivo”
Margarida Davim: “O jornalismo deixou-se contaminar por lógicas imediatistas e perdeu pé”
Filipa Fonseca Silva: “Tenho várias vozes na minha cabeça que não me largam”
O regresso nostálgico de Angry Odd Kids
As Passarinhas: mais do que uma adega, uma marca cultural
José Morgado: “Portugal não tem cultura desportiva de modalidades”
A arte como meio de crescimento pessoal: “O teatro obriga-nos a ser mais empáticos”
Filipa Martins: “Tento ser honesta em cada página que escrevo”
Professores da UAL entre os vencedores do Programa Lisboa, Cultura e Media
João Mira Gomes: “A Europa não será um ator global se se fechar sobre si própria”
José Pedro Aguiar-Branco: “Um Governo sem jornais, isso nunca”
Sport Queijas e Benfica: “Somos muito mais do que um pequeno clube de formação, somos uma família”

Últimos Podcasts

  • Academycamente: Como se ensina a arte de levar os museus a um público?
  • Não temos paciência: As atitudes que nos tiram a paciência (parte 2)
  • Café & Crime: Katherine Knight, a assassina que chocou a Austrália
  • Academycamente: O que é a nova lei dos solos?
  • Calma: Match ou Block? Relacionamentos no Séc. XXI
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem