• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • ALICE e Autónoma publicam “Polarización política, emociones y campañas electorales”10 Setembro, 2025
    • Sónia Sénica publica “Ordem Tripolar”10 Setembro, 2025
    • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma15 Julho, 2025
    • “O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M7 Julho, 2025
  • Reportagens
    • Veganismo: “Não é preciso mudar tudo de uma vez”3 Setembro, 2025
    • Cidade FM: descontraída, mas profissional9 Julho, 2025
    • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop18 Junho, 2025
    • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar11 Junho, 2025
  • Entrevistas
      • Teresa Faria: “Nunca meti nenhuma cunha, não sei o que é isso”14 Setembro, 2025
      • Rodrigo Saraiva: “Acredito que Portugal e os portugueses podem muito mais”10 Setembro, 2025
      • Catarina Reis: “Uma história nunca é pequena demais para ser contada”5 Setembro, 2025
      • Carmo Lico: “Aceito que não gostem, mas não aceito que digam que não sei fazer”31 Julho, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Teresa Faria: “Nunca meti nenhuma cunha, não sei o que é isso”   |   14 Set 2025

  • ALICE e Autónoma publicam “Polarización política, emociones y campañas electorales”   |   10 Set 2025

  • Sónia Sénica publica “Ordem Tripolar”   |   10 Set 2025

  • Rodrigo Saraiva: “Acredito que Portugal e os portugueses podem muito mais”   |   10 Set 2025

  • Catarina Reis: “Uma história nunca é pequena demais para ser contada”   |   05 Set 2025

  • Veganismo: “Não é preciso mudar tudo de uma vez”   |   03 Set 2025

 
-Início»Rubricas»CineUAL: Blue Valentine: Só Tu e Eu (2010)

CineUAL: Blue Valentine: Só Tu e Eu (2010)

José Moreira 14 Fev 2019 Rubricas, Rubricas, Críticas, Criticas

Realizado por Derek Cianfrance, “Blue Valentine” é um drama romântico que retrata o realismo de uma relação, desde a paixão inicial até às dificuldades que surgem numa vida a dois. Com 9 prémios, segundo dados do Imdb, este filme independente é a segunda longa-metragem do realizador.

Cindy e Dean (Michelle Williams e Ryan Gosling) são um casal que após vários anos de casamento vê a sua relação conjugal chegar a um impasse. Determinados a salvar o seu casamento, decidem “tirar” uma noite e ir para um motel com o objetivo de tentarem reacender a chama que fez com que se apaixonassem. Durante estes dois complicados dias, e alternando entre o passado e o presente, assistimos ao contraste da relação que, à medida que passa, já nem a pequena filha consegue fazer segurar.

Derek Cianfrance consegue trazer para o ecrã o realismo que envolve uma relação e isto pode ser fruto do seu trabalho anterior como documentarista. Co-escrito por Cianfrance, Cami Delavigne e Joey Curtis, “Blue Valentine” é um filme bem conseguido neste retrato realista. A narrativa alterna entre o passado e o presente, é eficaz em demonstrar o contraste amoroso na perspetiva das duas personagens, em retratar duas diferentes fases através da cor – fundamental para perceber este processo -, a que se junta a banda sonora dos Grizzly Bear, um importante elemento na criação do sentimento melancólico. O filme vai a seu passo, sem pressas, muito calmamente, e a ideia que a narrativa tenta transmitir faz sentido.

As atuações também são boas: Ryan Gosling e Michelle Williams demonstram uma boa quimíca a contracenar e percebe-se a liberdade na realização dos papéis. A cena em que demonstram os talentos das suas personagens é o maior exemplo disso, o momento é genuíno e bonito de se ver. A pequena filha, Frankie (Faith Wladyka), também consegue parecer à vontade mesmo com a sua precoce idade.

Quanto mais o filme avança, mais percebemos o porquê da relação ter chegado a este ponto, os atores conseguem fazer-nos acreditar no rumo das suas personagens. Dean continua a pessoa que era no início da relação: talentoso, mas sem muitas ambições na vida, o que lhe importa é o amor da sua família. Cindy é totalmente o oposto, é mais séria, tem ambições e luta por concretizá-las, tem dúvidas e vê o amor de uma forma diferente da de Dean, talvez a partir da relação tóxica dos seus pais e das palavras da avó aquando da relação com o seu avô. A inesperada gravidez muda completamente o rumo do seu futuro. Ela, que tinha a ambição de ser médica, torna-se enfermeira, casa com Dean com o intuito de formar família. Se a gravidez é fruto da relação amorosa com Dean é uma dúvida, pois Cindy havia tido relações com o ex-namorado, Bobby (Mike Vogel), no mesmo período em que conhece Dean.

Talvez esta relação tenha sido mais uma paixão do que amor verdadeiro e o casamento um escape ao inesperado momento (complicado) que irá abalar aos dois. A complicação reflete-se com o passar dos anos, com a responsabilidade que os dois têm de ter. E é o que acontece no filme, com Cindy a querer mais responsabilidade e ambição em Dean, e Dean a não perceber a necessidade disso (os dois tem um diálogo em que isso é percetível). É a personalidade de duas pessoas que não se completam (se é que alguma vez se completaram totalmente): Cindy a não ver mais possibilidade na relação devido às atitudes de Dean; Dean a achar que apenas o amor é que interessa e o resto é superficial.

O encaixe da última cena é inteligente e muito eficaz naquilo que foi a ideia do filme, é linda e muito bem montada. É tocante e a sensação que fica no espectador transporta-o até ao final dos créditos.

“Blue Valentine” é um filme genuíno. É sobre a paixão que aproxima duas pessoas e os desafios de se viver uma vida a dois. O título por si é já um prenúncio daquilo que nos espera. É um retrato honesto, carregado de um realismo que falta na exploração deste género, pouco aconselhável para quem gosta (e espera) a típica história de amor de Hollywood. Em suma, é um grande filme e a prova de que com pouco se pode fazer muito, uma das coisas que o cinema independente consegue proporcionar-nos muito bem.

Veja o trailer do filme ‘Blue Valentine: Só Tu e Eu (2010)’

 

1   
2019-02-14
Ana Cabeças
Artigo anterior :

Histórias com H: a final de Istambul, em 2005

Artigo seguinte :

Maria do Carmo Piçarra fala sobre “Censura e propaganda no cinema colonial do Estado Novo português”

Artigos relacionados

TUaLER: “A Ilha na Rua dos Pássaros”, ou como fugir aos nazis

TUaLER: “A Ilha na Rua dos Pássaros”, ou como fugir aos nazis

Magda Coelho 21 Mar 2020
Clube da minha terra: Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça

Clube da minha terra: Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça

André Santos 20 Mai 2019
TUaLer: “A Vida de Pi”, uma viagem sobre esperança

TUaLer: “A Vida de Pi”, uma viagem sobre esperança

Beatriz Rosa 24 Jan 2019

Veja também

Teresa Faria: “Nunca meti nenhuma cunha, não sei o que é isso”

Teresa Faria: “Nunca meti nenhuma cunha, não sei o que é isso”

A sua mãe era uma mulher da cultura. Mesmo antes do 25 de Abril, organizava festivais e tinha um colégio de artes. É a ela

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Teresa Faria: “Nunca meti nenhuma cunha, não sei o que é isso”

    Teresa Faria: “Nunca meti nenhuma cunha, não sei o que é isso”

    Francisco Vilaça 14 Set 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Teresa Faria: “Nunca meti nenhuma cunha, não sei o que é isso”

    Teresa Faria: “Nunca meti nenhuma cunha, não sei o que é isso”

    Francisco Vilaça 14 Set 2025
  • ALICE e Autónoma publicam “Polarización política, emociones y campañas electorales”

    ALICE e Autónoma publicam “Polarización política, emociones y campañas electorales”

    UALMedia 10 Set 2025
  • Sónia Sénica publica “Ordem Tripolar”

    Sónia Sénica publica “Ordem Tripolar”

    UALMedia 10 Set 2025
  • Rodrigo Saraiva: “Acredito que Portugal e os portugueses podem muito mais”

    Rodrigo Saraiva: “Acredito que Portugal e os portugueses podem muito mais”

    Matilde Quaresma 10 Set 2025
  • Catarina Reis: “Uma história nunca é pequena demais para ser contada”

    Catarina Reis: “Uma história nunca é pequena demais para ser contada”

    Daniela Brás 05 Set 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco joao santareno de sousa futebol academy cristina patrício academycamente natal Leonor Noronha Lídia Belourico
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Teresa Faria: “Nunca meti nenhuma cunha, não sei o que é isso”
Rodrigo Saraiva: “Acredito que Portugal e os portugueses podem muito mais”
ALICE e Autónoma publicam “Polarización política, emociones y campañas electorales”
Sónia Sénica publica “Ordem Tripolar”
Catarina Reis: “Uma história nunca é pequena demais para ser contada”
Veganismo: “Não é preciso mudar tudo de uma vez”
Carmo Lico: “Aceito que não gostem, mas não aceito que digam que não sei fazer”
André Paulo: “Quando o Ruben me ligou, pensava que estava a brincar”
Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”
Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”
Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma
Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”
Cidade FM: descontraída, mas profissional
“O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M
Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA
Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital
Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”
António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”
Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL
Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet
Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”
BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop
Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”
Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar

Últimos Podcasts

  • Poesia: Mário de Sá Carneiro – Glosas
  • Vinil: Phil Collins – In The Air Tonight
  • PontoCom: Maria João Martins – “Sempre senti que o poder me cortava a possibilidade de ser criativa”
  • Vinil: Tears For Fears – Mad World
  • Vinil: Peter Gabriel – Solsbury Hill
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem