Beatriz Pereira e André Moreno, licenciados em Ciências da Comunicação pela Autónoma, estão nomeados à 5ª edição do Prémio Jornalismo Fernando Sousa, promovido pela Comissão Europeia, com o trabalho que desenvolveram enquanto alunos da UAL no projeto REC – Repórteres em Construção.
“Viralizar a verdade: o desafio do século XXI” é o título do trabalho que os dois alunos publicaram no REC em 2021, onde olhavam para a emergência da desinformação e das “fake news”, tentando perceber as consequências que advêm destes fenómenos.
O trabalho é um dos seis nomeados na Categoria Estudante no prémio promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal. É atribuído a jornalistas e a estudantes do ensino superior de jornalismo e comunicação social que tenham contribuído de forma notável para clarificar questões importantes a nível europeu ou que tenham promovido um melhor conhecimento das instituições ou políticas da União Europeia em Portugal.
O trabalho resulta também da participação da Autónoma no projecto REC – Repórteres em Construção, tendo sido acompanhado pelo professor Miguel van-der-Kellen.
Os vencedores serão anunciados a 9 de maio, em Évora, no âmbito das comemorações do Dia da Europa.