O Núcleo de Cinema da UAL iniciará as suas atividades com a apresentação de Our Madness (2018), de João Viana, premiado como melhor Longa-metragem portuguesa no último Festival Indie Lisboa. A projeção realizar-se-á no dia 13 de Março, às 16h30, no Auditório 1 da UAL seguindo-se uma conversa com o realizador, moderada por Maria do Carmo Piçarra.
O filme, que estreou nos cinemas em Dezembro de 2018, inicia-se num manicómio, em Moçambique, onde Lucy está internada. Lucy sonha com o filho Hanic e com o marido, Pak, soldado numa zona em guerra, enquanto toca usa a cama como instrumento musical. Quando a música que compôs passa na Rádio Moçambique e uma pastora evangélica a vai visitar, Lucy foge, levando cama e tudo. A sua loucura é, afinal, nossa. Na continuação de A batalha de Tabatô (2013), esta é uma alegoria sobre o impacto do colonialismo na identidade individual e coletiva.
O Núcleo de Cinema da UAL tem como objetivo a promoção da cultura cinematográfica e visual, a potenciação da literacia visual, a formação de público mas também a capacitação para a realização de filmes. Pretende envolver alunos, professores e todos os interessados em cinema, assumindo, como princípio, a horizontalidade de conhecimentos perante uma imagem de cinema. Ou seja, perante uma imagem de cinema estamos todos habilitados, do mesmo modo, para a perceção e compreensão da mesma.
No arranque das atividades do Núcleo de Cinema da UAL, e durante o período abrangido pelo calendário escolar, haverá uma apresentação mensal de filmes seguido sempre de debate, além de outras atividades a anunciar brevemente.